14 abril, 2010

TRATAMENTO DE IMAGEM BÁSICO

Oi gente! Conforme prometido hoje venho trazer um tutorial bem fácil e rápido para dar um 'up' nas fotos! Este é o tratamento mais simples que podemos dar a uma imagem, mas sem dúvida melhora muito o visual.

Sabe aquela foto que você adorou, mas ficou escura demais? Busque ela nos seus arquivos e arraste para a área de trabalho do photoshop. Você vai precisar basicamente de dois ajustes para ver a diferença: níveis do histograma (levels) e curvas (curves)




O histograma é um gráfico de luminosidade que permite visualizar a exposição da foto. Não há um histograma ideal visto que algumas fotos são mais claras, gerando maior volume do lado direito do gráfico, e fotos mais escuras, demonstrado por picos área esquerda como é o caso deste gráfico em relação à foto original acima. Mas o ideal é que todo a área preta esteja tocando a base do gráfico. Sendo assim, arraste as setinhas indicadas para direita ou esquerda, até chegar no início do gráfico.
Se a exposição da foto foi feita corretamente, não há necessidade desta correção.
Vá em Image->Adjustments->Levels e você encontrará a janela de ajuste do histograma.





A curva de cores permite criar maior contraste na imagem, acentuando os tons de RGB das áreas claras e escuras em busca de um equilíbrio e maior destaque. O ajuste é feito inicialmente habilitando o conta-gotas preto indicado e clicando sobre a área mais escura da foto. Dessa forma você corrige automaticamente a curva dos tons escuros. Em seguida, com o conta-gotas branco habilitado, clique na área mais clara da imagem, para ajuste dos tons claros. O conta-gotas é um calibrador que informa ao gráfico o que é preto e o que é branco, mas atenção, por se tratar de um ajuste automático, só dá certo se os conta-gotas forem utilizados em áreas de preto e branco absolutos, portanto procure essas cores em pequenos detalhes de sua imagem
Para melhorar o contraste, utilize a linha diagonal do gráfico. Clique no terço superior da linha e arraste levemente para cima. Clicando na parte inferior da linha e arrastanto para baixo, você terá maior contraste nas áreas escuras formando um "S" bem leve em seu gráfico.
Vá em Image->Adjustments->Curves e você encontrará o gráfico.




Na imagem abaixo não encontrei nenhum branco absoluto para informar ao conta-gotas e por isso utilizei apenas o ajuste do preto. Como a foto original era escura e já apresentava bastante contraste, ajustei a curva de cores apenas das áreas claras, arrastando a parte superior da linha diagonal para cima.



Se a foto ficar com algum tom em excesso, é possível equilibrar o balanço de cores. Nesse caso, arrastei a setinha dos tons vermelhos e direção ao azul e tirei o tom avermelhado gerado na imagem, após os ajustes iniciais.
Vá em Image->Adjustments->Color Balance e você encontrará o painel.



Por fim, você pode adicionar uma vinheta na sua foto, escurecendo a àrea das bordas. Isso pode ser feito no photoshop ou no Lightroom, mas essa fica pra uma próxima!



Tranquilo? Dúvidas? Mais alguma sugestão de tutorial? Podem deixar a mensagem na caixa de recados aqui em baixo!! Vamos criar uma pequena apostila on line, certo?

PUBLICAÇÃO DE SUAS FOTOS

Quem se animar em fazer 'a lição de casa', pode me enviar as fotos do antes e depois até o final do mês, para publicarmos aqui no blog!
beijos

9 comentários:

Carol disse...

Com certeza sempre dá pra dar um up nas fotos... Atualmente quase nao uso o photoshop.. só Lightroom... pra nós faz economizar tempo :D

Beijinhos e muito legal seus tutoriais.

mitia disse...

Amigaaaaaaaaaaa...que dica legal! adoro suas dicas!!! Agora com seu feed chegando pra mim posso vir aqui mais vezes :)
Amei as fotos!

carina girotto disse...

Oi fofa adorei estou esperando o próximo !!!

Bianca disse...

Oi lindona!
Hummmm... agora vai ter tutoriais de Photoshop aqui? AMEEEI SABER!
E seu filho, sempre lindo, com ou sem ajustes! ;)
Beijos

Priscila disse...

oba! vou fazer!!!

Raquel disse...

Que legal a dica!
Obrigada por compartilhar estas informações conosco!! Bjs!

Kelly Stein disse...

Fala sério, esse guri é muito radical! :P
flor, obrigada por compartilhar seu conhecimento com pobres mortais dummies como eu... *rs
Super bjocas de uma doula-fotógrafa-acabada-sem-dormir-e-ainda-sem-sobrinho (ai, minha cunhada está em pródomos do trabalho de parto desde terça-feira, ninguém merece, né? reza por ela, p/ ver se ela consegue parir logo esse molequinho ariano safado!! :)

Elaine Oliveira disse...

Olá, meu nome é Elaine, sou de Sto. André - Abc Paulista e mãe tb de um " Piá " lindo...Bom em busca de um nome para o meu site " Doce Piá ", foi q eu encontrei o seu blog e desde então sempre q posso dou uma olhada nas fotos...e fico mais do que encantada...gostaria de saber se esses efeitos q vc faz nas fotos é pelo Photoshop ou pelo Lightroom e gostaria de possível receber o Passo a Passo para efeitos em Sépia / P&B e corrigir as fotos escuras... Parabéns pelo seu trabalho, simplesmente fantástico...amei a 1.a vista...rsrsrsrsrs...
No aguardo.
Bjs...
Elaine

Kandis Design disse...

Suas imagens são sempre maravilhosas!! Adorei as dicas!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails