08 junho, 2010

MEUS 3 VERBOS

Pra quem busca fotos cada vez mais naturais, vale o exercício. Pode ser básico, pode ser óbvio, mas às vezes a gente não leva em conta. Procuro sempre me envolver na situação, seja fotografando clientes, amigos ou a família e ando treinando muito para desenvolver um estilo mais expontâneo, mesmo em fotografia dirigida.

Meus 3 verbos para uma boa foto

Observe: A primeira dica para fazer uma foto expontânea é observar! Mas não é só observar, esperando alguma carinha bonita ou que a pessoa olhe para a câmera... Esse 'observar' tem que vir junto com o 'admirar'! Veja a cena com admiração. Busque olhares, pequenos gestos e sorrisos sinceros.

Espere: A paciência é uma virtude que precisa de treino! Se você está disposta a fazer uma boa foto, espere o momento acontecer e esteja preparada para ele. Câmera ligada, proximidade da cena e paciência para repetir se for necessário.

Provoque: Como paciência tem limite, às vezes é necessário provocar alguma situção. Conte uma história e capte olhares atentos, conte uma piada e registre sorrisos, se envolva, brinque, participe.

Resumindo: Observe com admiração, seja paciente para conseguir a cena certa e entre na brincadeira. Essas são as 3 coisas que sempre lembro na hora de fotografar. Não acredito em muitas regras na busca de uma foto expontânea, porque ela acontece, claro, quando menos se espera! Mas se você estiver com a câmera em punho e esses verbos na cabeça, será muito mais fácil conseguir um lindo registro!

Vamos ver como preparei o momento destas fotos


Criança e brincadeira com água sempre dá certo. Uma avó, um neto, um jardim e uma mangueira! Só precisei da primeira dica: observar com admiração!


A Júlia estava super distraída no parquinho, mas me viu e começou a fazer poses. Tirei algumas fotos dela me encarando e mostrei pra ela ficar feliz. Em pouco tempo ela já estava dsitraída novamente e acostumada com a minha preseça. Nem percebeu quando fiz várias outras fotos bem naturais. Caso típico de observar e aguardar.


Essa foi fácil! Quanto mais alto, mais expressões de alegria e emoção no rosto do Léo! Mesmo assim, eu usei as 3 dicas: provoquei a situação, observei o momento totalmente envolvida com a cena e esperei o momentos certo para captar o movimento.


Pode olhar pra câmera? Claro que pode! O fato da Heloísa esta olhando para a câmera, não transforma a imagem em foto posada! Aqui, o olhar dela e o sorriso tímido são expontâneos! Mesmo sendo uma foto feita em estúdio, onde é bem complicado conseguir naturalidade das crianças, é possível conseguir fotos bacanas e expressivas! Contei várias pequenas histórias divertidas pra ela, com finais surpreendentes e com isso consegui reações verdadeiras. Muita paciência, observação e câmera sempre em punho!

Vamos treinar? Aguardo suas fotos pra galeria de visitantes no final do mês, hein? A bola também está rolando lá no DS4All, na Copa do Scrap, onde também foi publicado este post!

Beijos

10 comentários:

Ana Karina disse...

Karim que legal!!!
ADorei as dicas, e vou lembrar disso tudo tbm na hora de fotografar.
A primeira foto tá demais! Muito boa mesmo.

Beijos prima ;D

Gisela disse...

Criança feliz é um prato feito para nós ne!!! Sou fã do Leo,ele é lindo e fofo,com seu olhar então fica isso ai perfeito.
A da sua mãe com ele na mangueira ficou espetacular,
Bjs

Janaina Lima disse...

Oi Karim, que dicas ótimas, pode deixar que na minha próxima sessão já vou colocá-las em prática.
Abraços

Aline Lima disse...

Dicas valiosas!!!

Priscila disse...

amei as dicas !!! As fotos estão lindas demais!!!! bjksss

Foto Álbum Exclusivo disse...

Karim... que conselhos sábios! Adorei!
E qto as fotos... well welll.... todas mto lindas!

Um beijao

Aline Charpinel disse...

Maravilhosas dicas!!!!! sou fã!!!! Vou mandar a foto sim!!!!!
bjksssss

Bruna Ribeiro disse...

Olá Karim,
é a primeira vez que visito o seu blog,
não sei ao certo como vim parar aqui, mas adorei!
As fotos são lindas, de muita qualidade e bom gosto... Achei uns blogs bem antigos seus, gostaria de saber se você fez algum curso de fotografia...
beijos
Bruna

Graciela Lindner disse...

Oi Karim, adorei este post!!! TUDO CERTÍSSIMO! Principalmente a parte da Espera, quando se trata de fotografia infantil Muita PACIÊNCIA! :) São 10 esses seus posts com dicas de fotografia, levo meses tentando fazer um com dicas para fotografar newborns e onde é que arranjo tempo????? :( Vou tentar fazer alguma coisa nas férias... alguém falou férias??? :) Beijos mil.

Nogarol disse...

Karim, são dicas a respeito das quais perdemos a importância de a elas darmos o devido valor, de tão simples que são, né?

São como a beleza inigualável de um amanhecer que, por sempre o vermos, nos acostumamos e deixamos de admirá-lo, de olhar pra ele e exclamar um "Puxa! Que lindo!"

Muito bem lembrado! E eu já mandei as fotos hein!

Abraços!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails