21 maio, 2010

DICA DE FOTOGRAFIA | O USO DO FLASH EM COMPACTAS

Oi pessoal! O mês já entrou na resta final e lá vamos nós outra vez dar uma caprichada nas fotos! Afinal, a Copa do Mundo está aí e todo mundo quer fazer bonito, né?

Hoje vamos falar do uso do flash! Sem dúvida este é um recurso importantíssimo para quem fotografa mas, conhecendo bem o momento de utilizá-lo, certamente vamos valorizar ainda mais nossas imagens!
Não podemos nos esquecer nunca que para a fotografia, quando mais luz melhor!
Com pouca luz, temos velocidades mais baixas, o que deixa a foto tremida e também precisamos usar ISO´s mais altos, o que produz um ruído feio na imagem. Por isso, para fotografar bonito, procure sempre ambientes muito bem iluminados!

Mas e quando não temos um local bem iluminado? Aí entra o flash! A função básica e primordial do flash é oferecer luz instantânea ao objeto/pessoa que está sendo fotografado.

Porém, é preciso lembrar do seguinte: O flash embutido da câmera não é muito potente e tende a iluminar somente aquilo que está em primeiro plano, gerando luz intensa na área de foco e sombras duras, deixando todo o fundo escurecido.



Observe a imagem acima: Na foto 1 utilizei o flash embutido da minha câmera compacta. Note que ele iluminou muito o relógio antigo, deixando o fundo escurecido e toda a imagem com cores chapadas. Na foto 2, ajustei a câmera para não disparar o flash e é possível perceber que o fundo se destacou, as cores ficaram mais próximas do real, temos a sensação de há mais volume nos objetos e o relógio, apesar de estar em evidência, não recebe toda a carga de luz.

* Para fazer as duas fotos, a câmera estava apoiada sobre livros e no disparador automático, para garantir que não sairia tremida, pelo manuseio e movimento das mãos.

Outro problema do flash é a criação de sombras muito duras! Se as pessoas ou objetos estiverem próximos à alguma parede, pior ainda! Certamente teremos muitas sombras e imagens 'empasteladas', onde você não sabe o que é cabeça e o que é sombra!

Inseri novos objetos à nossa cena e na imagem abaixo é possível perceber a sombra que o porta-retratos e telefone antigo projetam na parede. O porta velas feito em mosaico de vidro perde sua cor, apesar de manter (e exagerar) o brilho. Na foto 2, feita sem o flash, eliminamos as sombras e demos cor e volume aos objetos. É possível ver os detalhes da bonequinha japonesa e até a trama do tecido da roupa.



Durante uma festa ou em fotografia noturnas, realmente é preciso lançar mão do uso do flash para aumentar a velocidade e conseguir captar imagens em movimento. Porém, sempre que possível, aconselho programar a câmera para não disparar o flash, desde que a câmera esteja apoiada em um tripé ou em uma mesa.
Dessa forma, mesmo com a velocidade mais baixa (pois temos pouca luz e o obturador fica aberto mais tempo) conseguimos evitar o exagero de luz sobre o modelo/objeto principal e mostrar todo o ambiente da cena. Mas lembro que nem sempre é possível! Na fotografia noturna, se as pessoas não estiverem absolutamente paradas e a câmera estável, a foto ficará tremida. Nesse caso, o flash será um bom amigo!

Vamos fazer um exercício de auto-retrato? Escolha um local mal iluminado. Pode ser de dia mesmo, mas em algum lugar de sua casa que não tenha luz natural direta. Coloque sua câmera apoiada em alguma mesa e use o disparador automático em uns 10 segundos. Enquadre direitinho e corra a para o cenário. Faça uma foto com flash e depois outra sem flash! Me envie as imagens do antes e depois para fazer parta de Visitors Gallery deste mês! Pode ser com foto de objetos também!

ps. As fotos não foram feitas com câmera Reflex e sim com uma câmera compacta - Nikon Coolpix - mostrando que é possível obter fotos melhores sem equipamento profissional.

Beijos

2 comentários:

LuMenezes disse...

Excelente esta dica!!!!

Filomena disse...

Adorei a dica!!! Sabe que no aniversário do meu pequeno o meu primo tirou todas as fotos sem flash e sairam todas tremidas parcendo fantasmas... não tinha a menor ideia que poderia ser por causa do flash!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails