19 abril, 2010

FOTOGRAFIA DE CRIANÇA | ABORDAGEM E DIREÇÃO

Oi gente! Estou de volta pra gente bater um papo sobre fotografia novamente! Este post também está disponível no site DigiScrap 4 All. Mesmo quem não tem filhos, sempre curte tirar fotos da sobrinha, do afilhado ou do priminho que acabou de nascer. Acho que nunca é demais falar sobre dicas de fotografia com crianças, porque cada fotógrafo/mãe/curioso/expert tem uma maneira diferente de abordar as crianças e conseguir lindas imagens... e então hoje vou falar de como faço meu aproach!


1) Menos pose e mais natural - Eu comecei fotografando em estúdio o que vai contra à essa ideia de 'menos pose'. É realmente difícil conseguir isso quando a criança está presa numa sala, cercada de iluminação e sem ter por onde escapar. Tem muuuuitas mães que preferem fazer fotos em estúdio e então com o tempo fui aprendendo a divertir a criançada, contar histórias, conseguir boas gargalhadas e olhares genuínos. Às vezes sai uma pergunta maluca do tipo: "Você conhece aquela história do pato que queria ser urso?" ... vou falando um monte de bobagem, registrando carinhas curiosas e então, num final pra lá de inusitado sou recompensada com uma gostosa risada!



2) Ambiente externo - Taí outra coisa que não é fácil também porque é preciso correr atrás de criançada! Após uma sessão dessas, eu frequentemente volto pra casa mais suja que a criança! Me jogo no chão, piso no molhado, ando de joelhos... O lance é sair da zona de conforto e buscar novos ângulos, novas possibilidades! Para conseguir fotos mais naturais, esse é o lugar ideal! Escolhendo um parque bacana, lembre sempre que a luz do comecinho da manhã e do final da tarde são as ideais evitando sombra muito duras. Outra dica bacana é ir em dia de semana onde os parques estão bem mais vazios.

3) Preencha a cena - Se a ideia é fazer um lindo retrato da criança, não use a câmera na posição horizontal! Dessa forma teremos uma cabeça no meio da foto e alguma coisa a mais para os dois lados! Para uma belo portrait gire sua câmera para a posição vertical e ocupe todos os espaços com sua criança.


4) Cores e alegria - Adoro fotografia em preto e branco, sépia, tons lavados... Amo utilizar prests do Lightroom e acho que algumas fotos pedem para ser convertidas! Mas não há nada melhor do que usar cores vivas e vibrantes para destacar a alegria que vem das crianças! Por isso, abuse do vermelho, do rosa, do verde, das listras, das estampas, das flores! Peça pra ela escolher uma roupa também e participar da produção!

5) Momentos de distração - A foto não é necessariamente 'mais bonita' se a criança estiver sorrindo e olhando para a câmera. Muitas vezes um momento de distração, um olhar distante, uma brincadeira vigiada (e fotografada) de longe, geram belos cliques!





6) Detalhes - Destacar detalhes é muito legal! Para quem não liga muito para fotografia, à primeira vista a foto pode parecer boba ou sem fundamento. Mas direcionar a linha de leitura de uma foto para um detalhe bem específico, pode contar uma história inteira! Olha o dia que o Léo ganhou uma bike nova:




7) Palhaçadas e apostas - Eu realmente gosto disso porque adoro uma farra! Estou sempre brincando e fazendo desafios do tipo: "Duvido que você consiga ficar sem piscar" "Vamos fazer o jogo do sério" "Quem sabe imitar um sapo dormindo" Não tem jeito... consigo sorrisos, poses sem jeitão de pose, carinhas felizes deitadas sobre o gramado ou um cobertor macio... Que criança não curte uma palhaçada básica?




9) Produção de apoio - Se você não estiver ao ar livre, pode lançar mão do uso de tecidos, cobertores, toalhas e mantas para ajudar a preencher a cena. Além de criar uma situação confortável para a criança, você terá uma produção bacana para suas fotos.



9) Evite - Roupa com etiquetas grandes, sapato novo e produções que não pertecem à criança. Procure deixar suas fotos refletirem o que a criança é! Nada de muitas alegorias! Deixe isso para as festas! Registrar a criança ao natural, com a boca lambuzada de iogurte ou o pés sujos de lama é o maior barato! Fantasias de borboletinha, italianinho, princesinha, etc.. estão fora de moda! Vamos deixar isso para Anne Gueddes.

10) Aposte na amizade - Estimular o sentimento da amizade, do companheirismo, da cooperação e do carinho entre amigos, sempre nos oferece imagens da infância daquela forma que gostaríamos de eternizar. Crianças se divertindo juntas, não requer direção de fotografia, técnicas para conseguir um sorriso e nem pedidos de "Olha pra cá"! Precisa apenas que você esteja no mesmo nível delas... seja de altura e também na mesma sintonia emocional, porque quem fotografa crianças, se diverte muito!




Bora fotografar a molecada? Dando sequência às publicações no final do mês, você também pode me enviar suas fotos feitas a partir destas dicas. Dia 30 de abril elas serão publicadas aqui, junto com o 'antes e depois' do post sobre tratamento de imagem! -->Tutorial Tratamento de Imagem Básico


Beijos

Karim Scharf

8 comentários:

LuMenezes disse...

Perfeito!!!! Eu uso todas estas artimanhas para conseguir boas imagens... outra tática que eu uso é deixá-los produzir as fotos... ás vezes funciona...eles são super criativos...

carina Girotto disse...

Olá adorei o tuto demais e sem falar na participação fo meu filhote eu parecia uma estérica mostrando para meu marido !! rsrsrs

Ana Beatriz Nosso Anjo disse...

Você sabe que o meu sonho de consumo é ter um album da Bia com fotos feitas por você, fico imaginando o quanto vai ficar lindo unir seu talento a beleza da baixinha. Tá eu sou coruja assumida rs....

Nogarol disse...

Preciosas dicas, e uma coisa que vc citou no post, sobre as recompensas... rs.. sim, vale muito a pena ajoelharmos, procurarmos na nossa mente histórias e mais histórias, guardar a câmera um pouco só pra entrar no mundinho criativo dos pequeninos pra depois registrar os momentos.. é muito gostoso sim, dá trabalho, mas é gostoso rs

Lindas fotos!

Andréia Moreno disse...

Muito legal ... adorei !!!

Gisela disse...

Posso mandar algumas?

Nádia disse...

Karim, bom dia!
Há um tempão não passava por aqui...que legal vc dar dicas de fotografias no Blog.
Como amo fotos, vou ser uma leitira assídua de suas dicas, principalmente porque admiro muito seu trabalho.
O Léo está lindo!
Bjs.

Unknown disse...

Oi Karim, ótimo post. Vou aproveitar e deixar uma dica, que pra mim ainda é nova:
Nós fotógrafos, sabemos que "o ideal" é fotografarmos as crianças estando ao nível delas, mas tenho percebido que quando fotografamos do alto, os olhos deles subindo em direção à câmera são acentuados, mostrando a beleza do olhar infantil.
Beijos e parabéns...amo seu blog.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails