10 maio, 2010

FOTOGRAFIA | PLANO DETALHE

Para quem ainda não passeou pelos lados do DigiScrap 4 All, eu escrevo dicas e posto artigos sobre fotografia e scrapbooking, pelo menos 2 vezes por mês. Desde o mês passado venho reproduzindo algumas coisas por aqui também, o que me levou à criação da VISITORS GALLERY. E então, pra dar sequência ao espaço destinado à aqueles que me visitam e buscam algumas dicas por aqui, vamos à mais um post!

Se tem um assunto que eu amo em fotografia, desde a teoria até a prática, é composição. Tem muita coisa mesmo pra falar sobre o assunto, mas vamos segmentando em pequenas porções! Hoje quero falar sobre planos, e especialmente o plano detalhe. Os planos determinam aquilo que se quer mostrar de relevante na fotografia, levando em conta a organização dos elementos em cena.

Basicamente existem 3 grupos: Plano geral, plano médio e primeiro plano.
Plano Geral: O ambiente/cenário é o principal na foto e o modelo faz parte dele.
Plano Médio: O modelo ou objeto é o assunto principal na foto, e ocupa boa parte do quadro.
Primeiro Plano: O foco é integralmente voltado para o modelo, dando destaque à expressões e emoções. No caso de objetos, a intensão é destacar texturas, sombras, cores e formas.

O Plano detalhe
O plano detalhe é como um olhar mais atento do primeiro plano. As emoções, texturas e formas tornam-se mais expressivas e intensas quando capturamos um detalhe da cena.
A idéia é fazer um 'crop' imaginário no que vai ser fotografado, se aproximar e buscar angulos que destaquem e valorizem a fotografia.

Como fazer uma foto em plano detalhe?
Você pode primeiro testar com objetos. Procure uma boa luz, um enquadramento bacana e se aproxime bem do objeto, à uma distância que seja possível mantê-lo em foco. Se for necessário (e é recomendável) utilize o recurso macro de sua câmera, representado por uma florzinha no seletor.







Depois você pode testar em bebês ou crianças dormindo: Pezinhos, mãozinhas, dobrinhas são sempre ótimos elementos de detaque. Além de ser a coisa mais gostosinha do mundo!







E então, treinando principalmente o olhar, você se sentirá cada vez mais à vontade para capturar cenas de detalhes em movimento. Mesmo que as cenas não seja tão próximas (tão em 'close up') é perfeitamente possível destacar um detalhe maravilhoso!






Quem quiser participar da VISITORS GALLERY deste mês, pode postar suas fotos utilizando estas dicas, preferencialmente em alguma galeria pública! É só linkar o endereço na caixa de comentários! Assim me ajuda (muito) na seleção e organização do post. Quem não tiver, pode colocar em blog pessoal ou então, enviar por e-mail!

Vamos testar?
Beijos e olho no detalhe!

7 comentários:

Gisela disse...

Vc sabe o quanto amo fotografar detalhes,bom D+ .Vc é craque em tamanho grande nesses detalhes,sempre arrasa ne !!!]Bjs

LuMenezes disse...

Ótimas dicas....

Kelly Stein disse...

êee, cliquei nessa visitors galery e não abriu! ueelll... :)
depois vou te mandar algumas bem legais que eu tenho aqui - só preciso me organizar.
Lindas essas fotos que vc postou. Adorei a do pião! Ahh, copiei descaradamente a idéia dos dedinhos pintados e fotografei a Lara assim tb!! Vou te mandar o resultado - até que ficaram engraçadinhas!
bjocas

Keka disse...

Parabens pelo lindo trabalho!

Ana Karina disse...

Nossa, as coisas por aqui estão legais hein?
Que fotos e dicas sensacionais!

Adorei prima!
Beijão!!!

Keka disse...

Obrigada pela visita! Vou ficar aqui roendo as unhas de curiosidade para o próximo post!

Vivi disse...

oi Karim... adorei essa sessão newborn! eu tenho uma foto que acho que explora bem esse plano detalhe... veja se vc gosta
http://www.flickr.com/photos/22616851@N06/4500788703/

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails