19 outubro, 2010

FOCO NO OLHO {e de olho no foco}

Oi pessoal, tudo bem?
Como muita gente sabe, eu participo do grupo DS4All e todos os meses publico alguma dica de fotografia em nosso site, especialmente para não profissionais. Afinal sou fã de todo mundo que sempre busca melhorar suas fotos e deixar suas lembranças ainda mais bonitas. Abaixo, reproduzo o post deste mês, mas você está convidado a conhecer mais sobre o DigiScrap 4 All visitando nossa página!

A dica de hoje é rapidinha, direta e fundamental para não errar na hora do click! Vamos falar do FOCO!!
Você certamente já se sentiu incomodado ao ver uma fotografia sem foco! Por muitas vezes temos uma cena linda, uma luz perfeita, uma câmera bacana e pimba! A foto saiu sem foco!
Bom gente... muitas correções podem ser feitas no photoshop, mas infelizmente o foco não pode! E não adianta usar a ferramenta de nitidez, filtros localizados... isso só vai piorando e acentuando o problema. O lance é caprichar mesmo na hora de fotografar.

Como não errar o foco?
Primeiro, você precisa sentir sua câmera! Perceba que o disparador sempre tem dois níveis. Se você pressioná-lo apenas até a metade e manter assim, você consegue definir o foco. Sua câmera deve emitir um bip e/ou acender uma luz verde no visor e para avisar que o foco está correto e disparo liberado.
Tudo pronto para fazer a foto e então NÃO tire o dedo do disparador... basta terminar de apertar!

Foco no olho e de olho no foco
Seguir esta dica não tem erro!Para fazer um retrato, defina SEMPRE a área de focagem nos olhos do seu modelo, pois é a primeira parte da imagem que observamos!
É muito comum encontrarmos fotos em que o fundo da cena está todo definido e a pessoa toda borrada! Isso acontece, porque os dois níveis do disparador da câmera não foram utilizados corretamente. Ao fazer a foto, o botão possivelmente teve os dois níves pressionados de uma única vez! Aí.. o foco é um sorteio!
Então, sempre, sempre, sempre, procure os olhos do seu modelo para garantir um bom retrato.

Veja o que preparei para ilustrar esta dica:


Observe que na foto acima o foco foi desviado. Ao invés da focagem ter sido feita nos olhos, ela ocorreu no colar da modelo. Os olhos ficam opacos e sentimos um certo desconforto com a imagem


Agora o foco foi corrigido e percebemos que os olhos estão bem nítidos, garantindo uma imagem bem mais bonita. Os contornos estão definidos e colar deixa de ser o objeto principal da cena.

O foco só pode ser nos olhos?
Claro que não! Na fotografia de retrato é conveniente que isso ocorra, mas não é uma regra inquebrável! Podemos abrir mão do foco nos olhos do modelo, quando queremos destacar outro detalhe ou situação. Se o modelo não é o 'objeto' principal da cena, você pode conduzir o foco para outro ponto, desde que este ponto represente algo importante na composição da sua foto.

No exemplo abaixo, apesar da modelo estar olhando para a câmera, eu procurei valorizar a cena entre pai e filha que acontecia num segundo plano. Quando olhamos para a imagem, nosso olhar vai automaticamente para a área de foco, portanto, não nos incomoda o fato da modelo estar fora da área de nitidez percebida por nossos olhos.



É isso aí gente! Espero que tenham gostado e que aproveitem a dica de alguma forma!

Visitors Gallery
Estou mesmo em falta com a Visitors Gallery! Tenho recebido alguns materiais e imagens enviadas desde agosto! Tudo guardadinho aqui esperando o final desde mês para publicar tudo. Então, aproveite mais esta dica e me envie suas fotos para contribuir por aqui também!
Profissionais ou não, enviem suas fotos pro meu e-mail, disponível no topo do blog!

Beijos

7 comentários:

Gisela Salles disse...

Arrasa menina linda

Simoni disse...

Nossa essa dica é tudo, amei e obrigada por compartilhar, vou prestar atenção sempre agora, pq tenho toneladas de fotos sem foco.

Beijos mil!!!

Gleibia disse...

Amei! Você é uma coisinha assim, sabe? Muuuito querida!
Beijos

Unknown disse...

Que bom que você gostou Gleibia!! Me senti uma coisinha assim, bem querida com seu comentário! rs.. Adorei! bjs

Marcia disse...

Ótima dica, mto obrigada! Isso sempre acontece com as minhas fotos! Obrigada mesmo! Beijinhos

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER QUANTO VC COBRA PRA FOTOGRAFAR UM ANIVRSÁRIO DE 1 ANINHO + BOOK

Karim Scharf disse...

Oi Vanessa! Você não deixou seus contatos para eu te responder! Me envie um e-mail, ok? bjs

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails