Oi gente! Estou de volta pra gente bater um papo sobre fotografia novamente! Este post também está disponível no site DigiScrap 4 All. Mesmo quem não tem filhos, sempre curte tirar fotos da sobrinha, do afilhado ou do priminho que acabou de nascer. Acho que nunca é demais falar sobre dicas de fotografia com crianças, porque cada fotógrafo/mãe/curioso/expert tem uma maneira diferente de abordar as crianças e conseguir lindas imagens... e então hoje vou falar de como faço meu aproach!
1) Menos pose e mais natural - Eu comecei fotografando em estúdio o que vai contra à essa ideia de 'menos pose'. É realmente difícil conseguir isso quando a criança está presa numa sala, cercada de iluminação e sem ter por onde escapar. Tem muuuuitas mães que preferem fazer fotos em estúdio e então com o tempo fui aprendendo a divertir a criançada, contar histórias, conseguir boas gargalhadas e olhares genuínos. Às vezes sai uma pergunta maluca do tipo: "Você conhece aquela história do pato que queria ser urso?" ... vou falando um monte de bobagem, registrando carinhas curiosas e então, num final pra lá de inusitado sou recompensada com uma gostosa risada!

2) Ambiente externo - Taí outra coisa que não é fácil também porque é preciso correr atrás de criançada! Após uma sessão dessas, eu frequentemente volto pra casa mais suja que a criança! Me jogo no chão, piso no molhado, ando de joelhos... O lance é sair da zona de conforto e buscar novos ângulos, novas possibilidades! Para conseguir fotos mais naturais, esse é o lugar ideal! Escolhendo um parque bacana, lembre sempre que a luz do comecinho da manhã e do final da tarde são as ideais evitando sombra muito duras. Outra dica bacana é ir em dia de semana onde os parques estão bem mais vazios.
3) Preencha a cena - Se a ideia é fazer um lindo retrato da criança, não use a câmera na posição horizontal! Dessa forma teremos uma cabeça no meio da foto e alguma coisa a mais para os dois lados! Para uma belo
portrait gire sua câmera para a posição vertical e ocupe todos os espaços com sua criança.

4) Cores e alegria - Adoro fotografia em preto e branco, sépia, tons lavados... Amo utilizar prests do Lightroom e acho que algumas fotos pedem para ser convertidas! Mas não há nada melhor do que usar cores vivas e vibrantes para destacar a alegria que vem das crianças! Por isso, abuse do vermelho, do rosa, do verde, das listras, das estampas, das flores! Peça pra ela escolher uma roupa também e participar da produção!
5) Momentos de distração - A foto não é necessariamente 'mais bonita' se a criança estiver sorrindo e olhando para a câmera. Muitas vezes um momento de distração, um olhar distante, uma brincadeira vigiada (e fotografada) de longe, geram belos cliques!



6) Detalhes - Destacar detalhes é muito legal! Para quem não liga muito para fotografia, à primeira vista a foto pode parecer boba ou sem fundamento. Mas direcionar a linha de leitura de uma foto para um detalhe bem específico, pode contar uma história inteira! Olha o dia que o Léo ganhou uma bike nova:


7) Palhaçadas e apostas - Eu realmente gosto disso porque adoro uma farra! Estou sempre brincando e fazendo desafios do tipo: "Duvido que você consiga ficar sem piscar" "Vamos fazer o jogo do sério" "Quem sabe imitar um sapo dormindo" Não tem jeito... consigo sorrisos, poses sem jeitão de pose, carinhas felizes deitadas sobre o gramado ou um cobertor macio... Que criança não curte uma palhaçada básica?

9) Produção de apoio - Se você não estiver ao ar livre, pode lançar mão do uso de tecidos, cobertores, toalhas e mantas para ajudar a preencher a cena. Além de criar uma situação confortável para a criança, você terá uma produção bacana para suas fotos.


9) Evite - Roupa com etiquetas grandes, sapato novo e produções que não pertecem à criança. Procure deixar suas fotos refletirem o que a criança é! Nada de muitas alegorias! Deixe isso para as festas! Registrar a criança ao natural, com a boca lambuzada de iogurte ou o pés sujos de lama é o maior barato! Fantasias de borboletinha, italianinho, princesinha, etc.. estão fora de moda! Vamos deixar isso para Anne Gueddes.
10) Aposte na amizade - Estimular o sentimento da amizade, do companheirismo, da cooperação e do carinho entre amigos, sempre nos oferece imagens da infância daquela forma que gostaríamos de eternizar. Crianças se divertindo juntas, não requer direção de fotografia, técnicas para conseguir um sorriso e nem pedidos de "Olha pra cá"! Precisa apenas que você esteja no mesmo nível delas... seja de altura e também na mesma sintonia emocional, porque quem fotografa crianças, se diverte muito!


Bora fotografar a molecada? Dando sequência às publicações no final do mês, você também pode me enviar suas fotos feitas a partir destas dicas. Dia 30 de abril elas serão publicadas aqui, junto com o 'antes e depois' do post sobre tratamento de imagem! -->
Tutorial Tratamento de Imagem BásicoBeijos
Karim Scharf